O Tarefeiros do Bem – responsável pelo projeto Acolher & Despertar – é um centro espírita localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo. Sendo adeso ao CEERJ – Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, segue as diretrizes válidas para qualquer instituição congênere: é uma sociedade civil sem fins lucrativos, voltada para a prática e difusão do Espiritismo segundo os princípios da codificação kardequiana e sem qualquer espécie de cobrança pelos trabalhos de natureza religiosa.
Acolher e despertar
Apesar da base comum, cada centro espírita tem características particulares, enfatizando este ou aquele aspecto do trabalho do bem. Assim, há centros que se destacam pelo trabalho assistencial, outros pela ênfase na formação doutrinária, outros ainda pela atividade editorial. O Tarefeiros tem também sua personalidade própria, que pode ser resumida no binômio acolher e despertar.
A proposta de acolhimento passa pela noção de que o objetivo do trabalho institucional não é a simples ampliação da comunidade espírita através de uma conversão apressada e uma aceitação cega dos princípios doutrinários. Não é, tampouco, a prática do socorro espiritual por via da mediunidade sem o correspondente estímulo ao autoconhecimento e à transformação interior. Por isso, o Tarefeiros valoriza as atividades baseadas em relações interpessoais e na construção coletiva do conhecimento. Os recém-chegados são estimulados a se colocar, a compartilhar suas dúvidas e angústias e a assumir no grupo um papel ativo, onde as funções de ensinar e aprender são sempre circunstanciais e intercambiáveis.
Palestras de fundo doutrinário, por mais belas que sejam, podem cair no vazio se o público não tem tempo suficiente para internalizar conceitos. É preciso estimular a reflexão sobre a própria experiência, mobilizando o participante para a mudança interior. e compartilhar dificuldades e vitórias. Daí a predominância de atividades desenvolvidas em grupo, num ambiente de respeito e acolhimento para com as diferenças e a trajetória pessoal de cada um. Estas atividades podem ser acessadas de forma gradativa, de acordo com as necessidades, interesses e estado emocional dos assistidos. Assim, pessoas que vivenciam momentos de forte sofrimento encontram espaço no Atendimento Fraterno ou na Terapia Espiritual. Outras, que já se encontram num momento mais sereno e em melhores condições de trocar experiências, são encaminhados para as Salas de Conversa, Reuniões Públicas ou para grupos de Estudo Sistemático.
Origens do Tarefeiros do Bem
O Centro Espírita Tarefeiros do Bem, em sua forma atual, teve sua origem em 2013 como resultado da refundação de uma instituição anterior, o IETB, que funcionou durante quinze anos em outro endereço, no mesmo bairro de Botafogo. O IETB, por sua vez, tem raízes bem mais antigas, já que seu núcleo original já atuava há anos no Centro Espírita Seara Fraterna, no Catete. Uma detalhada história desse processo pode ser encontrada no artigo Quem Somos, no site oficial do Tarefeiros.
Deixe um comentário