No Centro Espírita Tarefeiros do Bem as manhãs de sábado andam especialmente animadas com as reuniões do projeto Acolher & Despertar. São várias atividades que oferecem ao público a oportunidade de participar de uma conversa doutrinária instrutiva e contemporânea, de forma simples e leve.
O projeto Acolher & Despertar é destinado ao seguinte público:
- Aqueles que não têm como frequentar o Centro durante a semana.
- Os que não se sentem atraídos pela metodologia tradicional de ensino, baseada apenas em aulas expositivas e palestras.
- Pessoas simpatizantes do Espiritismo e que, usualmente, não comparecem aos Centros Espíritas porque se sentem doentes, obsidiados ou párias sociais.
- Pessoas em visita ao Rio de Janeiro, de outros estados ou estrangeiros, assim como imigrantes em fase de adaptação ao país.
O objetivo é oferecer ao leigo, ao público que que nunca vêm à Casa Espírita e às pessoas em visita ao Rio de Janeiro (estudantes, turistas, emigrantes) a possibilidade de serem bem recebidos – e bem cuidados – para poderem adquirir condições mínimas de estabelecerem uma conversa instrutiva à luz do conhecimento espírita.
As atividades são fundamentadas nas Obras Básicas de Alan Kardec e abordam temas doutrinários, extraídos da codificação e de obras subsidiárias respeitáveis.
As manhãs de sábado permitem que o participante tenha contato com a Doutrina Espírita através de uma abordagem pedagógica dinâmica, participativa e atual. A atividade também possibilita uma oportunidade de capacitação aos que estão chegando à Doutrina, abrindo para o futuro os horizontes de uma contínua renovação de trabalhadores da Casa.
Em cada sábado, de 10h às 12h30, trabalham, em média, 40 pessoas:
- Focalizadores das Colmeias de temas doutrinários;
- Coordenadores de Sala de Conversa;
- Atendedores Fraternos;
- Coordenadores de reunião de Tratamento Espiritual;
- Tarefeiros do Passe Espírita;
- Expositores e leitores de páginas na Reunião Pública;
- Terapeutas oferecendo atendimento emergencial com Florais e, futuramente, também com homeopatia.
As atividades da manhã de sábado são similares às que são oferecidas pela Casa de segunda a sexta. O diferencial é a conversação doutrinária em grupos, chamados de Colmeias, utilizando uma metodologia mais dinâmica e fundamentada na obra de Pestalozzi.
Acolher & Despertar
Os trabalhadores das atividades do projeto Acolher & Despertar são, na maioria, Tarefeiros do Bem que já atuam em outras atividades da casa e passaram por capacitações específicas. A equipe de A&D responde também pelo funcionamento do setor médico-espiritual dos Mergulhos Doutrinários anuais de Tarefeiros, cujo objetivo é o aprimoramento constante de todos os trabalhadores da Casa Espírita e são realizados em Centros de Convenções e Treinamentos.
As reuniões de A&D enquadram-se no padrão Tarefeiros, pois acolhem e ajudam no despertamento dos que vêm à Casa. Os que chegam pela primeira vez são atendidos pelo fundador, Julio Cesar de Sá Roriz , no Atendimento Fraterno (AF), que acontece na sala Allan Kardec.
Nas manhãs de sábado funcionam também a todo vapor a cantina fraterna, com um saudável e delicioso café da manhã, e a pequena livraria doméstica, onde podem ser encontradas algumas obras essenciais do Espiritismo. A arrecadação das vendas internas contribui para o custeio das despesas de aluguel e manutenção do Tarefeiros do Bem, que, como toda Casa Espírita, é uma instituição sem fins lucrativos.
O Site Spiritus, linkado ao site oficial do Centro Espírita Tarefeiros do Bem, foi pensado visando a oferecer a esse público mais uma ferramenta que facilite sua comunicação e entrosamento.
O projeto A&D tenta também abrir a Casa Espírita, na medida do possível, a pessoas de todas as nacionalidades e oferecer conhecimento doutrinário e amparo aos oprimidos pelo abandono, pelo preconceito e pela doença. Excepcionalmente, e dependendo da disponibilidade de voluntários em cada sábado, o Atendimento Fraterno – o primeiro acolhimento ao visitante – pode ser prestado em espanhol, inglês ou francês. Não se trata de um serviço regular, mas um esforço para que, na medida do possível, visitantes estrangeiros possam ter a oportunidade de se expressar em sua própria língua, sejam eles imigrantes, turistas ou mesmo refugiados.
Todos os que desejarem conhecer o projeto A&D são bem-vindos! A Regeneração bate às portas do mundo, suplicando-nos olhar para a sociedade humana como nossos irmãos em Cristo.
Deixe um comentário