Joanna de Ângelis é a mentora espiritual do médium brasileiro Divaldo Franco. Através da psicografia de Divaldo, já vieram à luz mais de duas dezenas de obras de sua autoria, a maioria das quais tratando de temas psicológicos a partir de uma perspectiva espiritualista e reencarnacionista. Segundo informações mediúnicas, Joanna de Ângelis teria sido, em sua penúltima encarnação terrena, a mexicana Juana Inés de Asbaje y Ramírez de Santillana, que, ao abraçar a vida religiosa, tornou-se conhecida como Sór Juana Inés de La Cruz (1651-1695).
Trata-se de uma história impressionante: foi uma escritora de talento, considerada a maior poetisa do período barroco em língua espanhola. Falando e escrevendo fluentemente seis idiomas, Juana Inés conseguiu desenvolver uma produtiva atividade intelectual em áreas tão distintas quanto Astronomia, Direito Canônico ou Dramaturgia. Para isso, teve de lutar contra os preconceitos que limitavam a participação da mulher na vida cultural e a censura ideológica que afetava os integrantes de ordens religiosas e todos os habitantes das colônias espanholas, de uma forma geral.
Joanna de Ângelis, de freira dramaturga ao Netflix
Esta freira mexicana tão adiante de seu tempo chamou a atenção, entre outros, do poeta brasileiro Manuel Bandeira, que, no livro Estrela da Tarde, inclui uma primorosa tradução do Auto Sacramental do Divino Narciso, peça escrita pela religiosa no século XVII, complementada por uma detalhada nota biográfica. Mais recentemente, a Netflix, empresa de televisão via streaming, deu espaço para a série do Canal Once mexicano Juana Inés, em que a vida dessa religiosa serve de inspiração para um tratamento romanceado (e nem sempre fiel a sua biografia).
A encarnação seguinte de Joanna de Ângelis deu-se no Brasil, e mais especificamente em Salvador. Foi ela a Soror Joana Angélica de Jesus (1761-1822), que, na condição de madre superiora de um convento, tornou-se mártir nas lutas pela Independência do Brasil, ao defender com a própria vida o convento contra a entrada de uma guarnição portuguesa.
Desde 1945 Joanna vem-se dedicando, na espiritualidade, à tarefa de conjugar o conhecimento da doutrina espírita com a análise do comportamento humano, num esforço de elaboração de uma Psicologia Integral que incorpora contribuições das linhas junguiana e transpessoal à luz da codificação kardequiana.
Na pequena livraria do Tarefeiros do Bem, assim como em muitos outros centros espíritas e livrarias especializadas, é possível encontrar uma variada oferta de obras de Joanna de Ângelis. Você observará também que o pensamento desta autora espiritual está na base de muitas palestras e atividades de grupo do Tarefeiros. Afinal, Joanna é uma referência importante sempre que se pensa a doutrina espírita não apenas como um código moral, mas como um convite para uma detalhada autoanálise com vistas a uma vida mais equilibrada, mais útil para o próximo e mais feliz.
Deixe um comentário